Esta disciplina utilizará o seguinte livro texto como a base principal de estudo e referência:
Livro texto de referência: Introduction to the Theory of Computation, de Michael Sipser. Usaremos a 3ª edição do livro, publicada em 2013, pela editora Cengage. Este é um livro clássico e bem conceituado na área de Teoria da Computação, mas não é um livro fácil. Você precisará se dedicar, ler e estudar com atenção e calma para aprender o conteúdo. A aquisição do livro não é obrigatória mas, se quiser, pode comprar na Amazon Brasileira. Também é encontrado em sebos.
Livros para os seminários
Esta disciplina utilizará os seguintes livros como fonte de estudo para a apresentação de seminários pelos alunos:
Programming Pearls, de Jon Bentley. Usaremos a 2ª edição do livro, publicada em 1999, pela editora Addison-Wesley. Este livro traz diversos casos reais de problemas de computação e programação que foram resolvidos com engenharia sólida, insights e criatividade. A aquisição do livro não é obrigatória mas, se quiser, pode comprar na Amazon Brasileira. Também é encontrado em sebos.
More Programming Pearls: Confessions of a Coder, de Jon Bentley. Usaremos a 1ª edição do livro, publicada em 1999, pela editora Addison-Wesley. Este livro continua a demonstração de casos reais de problemas de computação e programação iniciados no livro "Programming Pearls".A aquisição do livro não é obrigatória mas, se quiser, pode comprar na Amazon Brasileira. Também é encontrado em sebos.
The Turing Omnibus: 61 Excursions in Computer Science, de Alexander Keewatin Dewdney, publicado em 1989 pela editora Computer Science Press. Este livro oferece 61 artigos, matematicamente orientados, a respeito dos principais pontos de interesse na teoria da ciência da computação, tecnologia e aplicações. A aquisição do livro não é obrigatória mas, se quiser, pode procurar em sebos ou no eBay.
The New Turing Omnibus: 66 Excursions in Computer Science, de Alexander Keewatin Dewdney, publicado em 1993 pela editora Holt McDougal. Este livro oferece 66 artigos, matematicamente orientados, a respeito dos principais pontos de interesse na teoria da ciência da computação, tecnologia e aplicações. A aquisição do livro não é obrigatória mas, se quiser, pode comprar na Amazon Brasileira. Também é encontrado em sebos.
Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP-Completeness, de Michael R. Garey e David S. Johnson, publicado em 2011 pela editora W. H. Freeman/Worth. Este livro tem como foco ensinar ao leitor como identificar, lidar e compreender a essência dos problemas NP-Completos. A aquisição do livro não é obrigatória mas, se quiser, pode comprar na Amazon Brasileira. Também é encontrado em sebos.
Esta disciplina é extremamente teórica e, além das aulas regulares, conta com dois seminários semanais escritos e apresentados pelos alunos. Essas características fazem com que as notas estejam distribuídas de forma diferente do padrão da UVV. As notas seguirão o seguinte critério:
Esta disciplina não oferecerá nenhuma pontuação extra pela participação em eventos diversos patrocinados pela UVV, exceto pontuação oficial do InovaWeek.
Faltas nos seminários ou exercícios não entregues não serão abonados de maneria nenhuma, ou seja, não haverá segunda chance se você não entregar algum exercício no prazo estabelecido ou faltar à apresentação de algum seminário.
Para que o aluno seja aprovado diretamente a média semestral deve ser de, no mínimo, 6,95. Alunos com nota menor do que ou igual a 6,94 deverão fazer a prova final de recuperação. Não serão oferecidos trabalhos extras, exercícios ou qualquer outra atividade para a complementação de notas.