Arquitetura e Organização de Computadores I

Entenda a interface entre o software e o hardware, e domine aspectos fundamentais do funcionamento do computador.

Esta disciplina é direcionada para cientistas da computação, engenheiros da computação, analistas de sistemas e qualquer outra pessoa interessada em escrever programas melhores aprendendo o que ocorre “dentro do capô” de um computador.

O objetivo geral é explicar os conceitos fundamentais subjacentes a todos os sistemas computacionais e ensinar a você as maneiras concretas através das quais esses conceitos afetam a corretude, performance e utilidade de seus programas.

Se você se dedicar com afinco e estudar bastante, após aprender os conceitos nesta disciplina você estará no caminho correto para se tornar aquele raro programador avançado que sabe como as coisas funcionam e como consertá-las caso elas se quebrem. Em especial, você será capaz de escrever programas que:

  • Fazem melhor uso das capacidades e funcionalidades oferecidas pelo hardware e pelo sistema operacional
  • Operam corretamente sob diversas condições operacionais e parâmetros de run-time
  • Rodam mais rápido
  • Evitam as falhas que abrem brechas e vulnerabilidades à ataques cibernéticos

Você também estará mais preparado para estudar disciplinas mais avançadas, tais como: compiladores, sistemas operacionais, sistemas embarcados, redes e cibersegurança.


Última modificação desta página: 2025-02-06 23:36:00 -0300;
Último build deste site: 2025-03-23 00:57:07 -0300.